22 julho, 2012

Uma história importante

Hoje abordo um tema diferente, fora da temática da homossexualidade, mas um tema importante e com o qual convivo diariamente.


A Bulimia e A Anorexia

"Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo."Carlos Drummond de Andrade

Na minha família sou a mais velha entre os três filhos, tenho um irmão e uma irmã. Bem, na nossa infância muita coisa aconteceu, perdemos o nosso pai muito novos, eu tinha 16 e a minha irmã apenas 13 anos, foi muito para nós, fomos todos abaixo, mas conseguimos superar as coisas.
Em 2010, a minha irmã admitiu um problema que se arrastava há já dois anos, ela não comia, a anorexia e a bulimia tal como todas as suas consequências entraram nas nossas vidas, e ela chegou a um estado em que me custava vê-la assim. Mas com ela a admitir finalmente o seu problema, a sua doença conseguimos encaminha-la para uma clínica de tratamento, pois mais nada conseguíamos fazer por ela. Deu entrada pouco antes da passagem de ano e a nova vida tanto dela como nossa começou. As melhorias começaram a notar-se e o programa que ela seguia teve os seus efeitos, mas as saudades custavam, não a víamos, falavamos pouco com ela, mas o objectivo era claro para todos, a cura.

Quando, passado uns bons meses, ela saiu de tratamento as melhorias foram constantes, a alegria tinha voltado à minha irmã, a felicidade que ela emanava era grande. A vida correu bem, mas tal como um toxicodependente, a bulimia e anorexia são doenças para toda a vida, e desde novembro do ano passado que todos sabíamos que ela não andava bem, as mudanças de humor eram notórias, a falta de apetite, entre tantos sintomas que reconhecemos de imediato. 

Os meses foram passando e tudo se agravou, até a um ponto em que nos afectava a todos, ela terminou um namoro de mais de um ano, as confusões eram constantes, não avisava quando saía de casa, nem quando não dormia em casa.

Mas finalmente admitiu perante ela e todos o problema que lhe voltou a assombrar os dias, e quis logo de partida ser internada, e todos concordamos, porque ela é família, porque todos a amamos mais que tudo na vida, e só queremos a alegria nela de volta e que ela se encaminhe. Só que isso leva a estar outra vez sem a ver, sem lhe poder falar correntemente e nestas alturas penso o puder dos correios e das cartas escritas, porque só isso me permite comunicar frequentemente com ela, visto que para chamadas estou longe de casa e não estou presente no dia das chamadas.

A bulimia e a anorexia afectam muitos, centenas talvez, de jovens em Portugal, o querer ser mais magro, mais bonito, leva a uma cadeia enorme de horrores, afecta a vida de muitos jovens e não só, mas também das suas famílias. Se virem alguém que sofra assim, falem, conversem, não deixem essa pessoa chegar ao ponto crucial. Muitos morrem por falta de alimentação, porque não absorvem nutrientes, tudo por uma obsessão ridícula.


Até já.
SílviaG.

Sem comentários:

Enviar um comentário